Sobre Nós

Jan&Elisabeth Anema
 

Jan F. Anema

Depois de terminar o curso de horticultura (Jardinagem e Arquitectura de Jardins) em 1969, sendo ateu, envolvi-me em muitas actividades idealistas e revolucionárias dos anos 60 e 70 (políticas e socio-culturais).

 Perdi, porém, a esperança por um mundo melhor e decidi dedicar-me à agricultura biológica; uma actividade em que era possível de, alguma forma, dar um contributo positivo.

 

Elisabeth Langerhorst Anema

Depois da Escola Secundária terminei o curso de assistência social em 1974. Ganhei experiência em terapia familiar quando trabalhava numa clínica de apoio médico-educativo.

Fiquei saturada e cansada das experiências religiosas da Nova Era e decidi procurar Deus através da Sua Palavra.

 

Conhecemo-nos em meados de 1969, casámo-nos em 1974 e a 25 de Abril do mesmo ano tivemos a oportunidade de arrendar uma quinta onde começámos uma vacaria com produção de queijo; uma aventura, visto que não tínhamos nenhuma experiência nesta área.

Sempre tivemos o desejo de dar uma mais-valia ao nosso trabalho da quinta, que resultou no acolhimento de pessoas com problemas. Este desejo ganhou outra dimensão quando nos tornámos cristãos em 1977. 

Isso fez com que as nossas prioridades temporariamente se concentrassem na educação dos nossos filhos (1978, 1980, 1984). Num período em que procurávamos comprar uma propriedade, abriu-se a porta para Portugal. 

Inicialmente íamos trabalhar num projecto de reinserção social, combinado com agricultura; este projecto não teve seguimento. Depois visitámos a missão ´87 em Utreque (Holanda) onde fomos convidados para trabalhar num projecto social, também na área da agricultura. Esta caminhada fez com que acabássemos por começar uma vacaria em Lavre, no Alentejo (1987), onde adquirimos uma quinta com excelentes condições para obra social. 

De 1990 até 2000 estivemos envolvidos em projectos de recuperação e reinserção de toxicodependentes, ex-reclusos e apoio aos seus familiares.

Os anos que se seguiram foram dedicados aos projecto que apresentamos aqui