O que é que é uma escola viva?
Não é uma escola comum a que estamos habituados, onde só se passa informação; a nossa mente não foi criada para ser um armazém de informação. A Escola Viva é uma experiência com sentido.
À medida que o desenvolvimento tecnológico avança, facilitando e controlando a nossa vida, perdemos a essência e o sentido da nossa existência.
Habituamo-nos a dar mais valor às coisas artificiais e desprezando as naturais.
O resultado é vivermos uma vida cada vez mais isolada, em que recebemos e passamos informação e, consequentemente a realidade fica reduzida às imagens do nosso ecrã.
Na Quinta Anema queremos desafiar-te a deixar o teu mundo virtual e a entrar no mundo real da Escola Viva. Vais-te sentir como um extraterrestre que aterrou noutro planeta, mas nós queremos ser o teu guia nesta realidade fascinante.
Vamos passear pela natureza e no campo onde te podes sentir parte desta beleza impressionante. Vais te sentir minúsculo ao contemplar o imenso céu estrelado.
Abre os ouvidos para ouvires no silêncio o concerto dos mil instrumentos. Vais descobrir que o campo é mais do que um mero parque de piqueniques; é um mundo cheio de vida, cores, cheiros, sons e sabores. Vamos encontrar as gentes que lá trabalham, produzindo o nosso pão diário (no nosso caso o leite diário) e ouvir deles que não há colheita sem sementeira e trabalho, e o que isto significa para as nossas vidas.
Vamos falar sobre a relação que existe entre o nosso estilo de vida e a nossa saúde física e mental e a do nosso planeta e a solução da mesma: a economia do contentamento.
Afinal há vida além do teu ecrã.
No âmbito do projecto “Escola Viva” oferecemos (sob marcação prévia):
1. Visitas guiadas pela quinta juntamente com uma palestra sobre as lições do campo ligado a princípios cristãos de uma vida sustentável com exemplos práticas para a vida quotidiana. Há possibilidade de fazer algumas actividades como trabalhos no campo ou fazer um produto da quinta.
2. Um passeio pedestre ecológico com momentos de reflexão sobre a criação; onde mergulhamos num mundo desconhecido do campo e da Ribeira de Lavre com o seu encanto especial. (trazer roupa e calçado adequados)